EXPOSIÇÕES | 2025

Entre Gestos e Cores em Movimento

Milú Petersen

De 03 de novembro de 2025 a 23 de janeiro de 2026

Na pintura de Milú Petersen, tudo se move.  É vida em movimento. É Gesto em fluxo contínuo que deixam rastros de intensidade. O movimento é tema e essência criando dinamismo e proximidade com a cena. No traço, na pincelada, nos contornos pretos e espessos e no modo como as cores se encontram e se dissolvem. Cada camada sugere uma passagem, um entremeio, um entre-cor, um instante de transição cromática que se eterniza no momento-pintura. A experiência estética ultrapassa o visível imediato  e pulsa nas cores vibrantes ressoando em nosso olhar.

Milú pinta como quem apreende o instante em metamorfose, como quem transforma o efêmero em permanência. Trata-se da valorização da cor em sua intensidade máxima. Cores fortes e saturadas que se aproximam da estética Fauvista, cuja expressão subjetiva e emocional não busca a representação fiel da realidade, mas na liberdade expressiva, no traço ousado e no cromatismo vibrante. Personagens, como figuras femininas, destacam-se em relação ao fundo e desvelam cenas do cotidiano, na simplicidade e na essência do existir. Milú reflete a sua vivência nas diferentes culturas.

Nascida em Moçambique, a artista carrega em sua obra a intensidade de raízes que se expandem em gestos, cores e afetos. Sua trajetória por diferentes países revela um amplo repertório imagético, marcado pela observação atenta e pelo registro da incidência da luz, que se transforma em presença em cada obra. Em sua poética do movimento, as formas ganham vida em fluxo, revelando subjetividades que atravessam culturas e ressoam no corpo do espectador. É memória e instante, é o elo entre o sentido e o imaginado.

Assim, pode-se aproximar sua obra da reflexão fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty, para quem o movimento não é mero deslocamento no espaço, mas modo de ser do corpo no mundo. Ao observar as telas de Milú, percebe-se que a pintura se faz corpo, prolongando o olhar em gesto, instaurando uma experiência em que o espectador é implicado pela própria vibração da cor. Como sugere Merleau-Ponty, “o visível se move em nós” — e, nas obras de Milú, essa visibilidade em movimento transforma-se em narrativa.

No cenário da arte contemporânea, Milú expande o campo da pintura ao valorizar a dinâmica do gesto e do movimento e nos encanta com sua linguagem poética ao traduzir o fluxo da vida em cor, energia e presença.

Angelina Accetta

ENDEREÇO

Unilasalle-RJ

Rua Gastão Gonçalves, 79

Santa Rosa/Niterói | CEP: 24240-030

CONTATO

+55 (21) 2199-6629

cultura.uni@lasalle.org.br

INFORMAÇÕES

Funcionamento:

De segunda a sexta-feira,

das 9h às 20h

© Todos os direitos reservados.